terça-feira, 30 de junho de 2009

TEOLOGIA EVOLUCIONÁRIA

Os interessados sobre os debates ciência-religião podem ler no "New York Times" uma entrevista com o professor de filosofia e psicologia Robert Wright, o autor do recente livro "The Evolution of God": aqui. A recensão do livro, publicado há pouco pela Little, Brown and Company, naquele jornal encontra-se aqui.

4 comentários:

Anónimo disse...

SEM QUERER E SEM CRER DAWKINS CORROBORA O DEUS DA BÍBLIA! (1)


O argumento de Richard Dawkins acerca da "complexidade" de Deus (e consequente improbabilidade), desenvolvido no seu livro The God Delusion, é absurdo.



No entanto, ele tem o mérito de reconhecer a sintonia do Universo para a vida, bem como esta se basear em quantidades inabarcáveis de informação, ambas as coisas de probabilidade ínfima.

De acordo com o argumento de Richard Dawkins, se o Universo e a vida são altamente improváveis, por serem complexos, Deus só pode ser ainda mais improvável, por ser ainda mais complexo.

Daí que a existência de Deus seja muito improvável.

Qual é o ponto fraco deste argumento?

É muito simples.

Ele supõe que Deus, à semelhança do que sucede com o Universo e a vida, é o resultado de combinações improváveis de matéria e energia pré-existente.

Mas o Deus da Bíblia revela-se como o Criador da matéria e da energia!

Ele não é o resultado de uma combinação improvável de uma e outra!

A energia e a matéria (que é energia) é que devem a sua existência a Deus, já que a energia não se pode criar nem destruir a ela própria.

Assim, diferentemente do que se passa com o Universo e a Vida, Deus não é constituído por um conjunto de "peças" externas e independentes, de combinação altamente improvável.

Ele não é composto por matéria e energia pré-existentes, como sucede com a vida.

De resto, a própria vida não é só matéria e energia, mas também informação codificada, uma grandeza imaterial que não tem uma origem material, mas sim imaterial, mental.

A matéria e a energia não criam informação.

Só uma inteligência cria informação codificada.

O DNA tem uma componente imaterial (informação codificada, código ou cifra) e material (compostos químicos).

Ele é inteiramente consistente com a ideia de que um Deus sobrenatural criou a vida num mundo material.

Mas a vida não é só matéria e energia.

Ela também é informação.

E a informação não surge por processos naturalísticos.

Pelo menos, tal nunca foi observado.



Sem querer e sem crêr, Richard Dawkins acaba por sugerir que só o Deus espiritual e eterno que se revela na Bíblia é plausível.

Anónimo disse...

SEM QUERER E SEM CRER DAWKINS CORROBORA O DEUS DA BÍBLIA! (2)

Deus não tem as propriedades da natureza. Deus é sobrenatural.

Ele é Espírito.

A Bíblia afirma-o expressamente.

Pelo que não faz qualquer sentido tentar averiguar estatisticamente a complexidade de Deus, como se ele fosse o resultado de uma combinação acidental de peças componentes (hipótese sobre a qual Dawkins chega mesmo a fantasiar).

Tentar comparar a probabilidade da existência de Deus com a probabilidade do Universo e da Vida é comparar grandezas qualitativamente incomensuráveis entre si, sendo que Deus é espiritual, eterno, infinito, omnipotente e omnisciente.

Em toda a sua aparente racionalidade, o argumento de Richard Dawkins manifesta toda a sua estultícia.

Considerando que este pretendia ser o argumento irrespondível e decisivo do livro The God Delusion, imediatamente vemos que se trata de um exercício de profunda ingenuidade intelectual, destituído de qualquer plausibilidade.

Na verdade, o argumento de Richard Dawkins apenas refuta a existência de um “deus” composto de matéria e energia pré-existentes, combinados numa entidade divina constituída por múltiplas peças.

Mas a Bíblia nunca diz que Deus tem essas características.

Ela nega um Deus com essas características!!

Nesse ponto, os criacionistas concordam inteiramente com Richard Dawkins.

Só que o argumento de Dawkins está longe de refutar a existência de um Deus vivo, espiritual, infinito, eterno, omnisciente e omnipotente, pessoal, moral, criador de toda a matéria e energia, como o que se revela na Bíblia.

Pelo contrário.

Todo o livro de Richard Dawkins, na medida em que reconhece a sintonia do Universo para a vida, e a sua radical improbabilidade, acaba, inadvertidamente, por tornar ainda mais claro que só a existência de um Deus com essas características é que é racionalmente plausível.

Dawkins imagina uma ideia de Deus e refuta a sua própria ideia.

Dawkins vence apenas uma entidade imaginária.

Tanto trabalho para nada!

A "desilusão de Deus" baseia-se na "ilusão de Dawkins".

Anónimo disse...

UM EX-ATEU RENDE-SE ÀS EVIDÊNCIAS, DEPOIS DE AS COMBATER DURANTE 60 ANOS

Para os ateus deve ter interesse a trajectória pessoal e intelectual de Anthony Flew.

Embora nascido e criado numa família cristã (o seu pai era um dos mais conhecidos pastores Metodistas do Reino Unido) Anthony Flew desde cedo se mostrou desconfortável com o ensino cristão, tendo abraçado uma visão do mundo naturalista e ateísta.

Durante a sua vida de estudante e professor de filosofia privou com alguns dos mais célebres filósofos, cientistas e intelectuais (v.g. Ludwig Wittgenstein, Bertrand Russell, C. S. Lewis) ateus e cristãos, em diálogo com os quais desenvolveu os seus argumentos ateístas.

Ao longo de cerca de seis décadas defendeu ferozmente o ateísmo em livros, artigos, palestras e debates.

Ele conhecia os argumentos de ateístas tão diversos como David Hume ou Bertrand Russell, argumentos esses que desenvolveu, aprofundou e sofisticou.

Recentemente, porém, algo aconteceu. Anthony Flew, que teve sempre o mérito de manter uma mente aberta e seguir a evidência onde ela conduzisse, tornou-se teísta.

O que é interessante, considerando que se estava perante um defensor empedernido do ateísmo. Como ele próprio diz, a sua mudança não se ficou a dever a uma experiência religiosa de qualquer tipo, antes foi um evento exclusivamente racional.

Anthony Flew explica, no seu recente livro “There is a God” (existe um Deus), as razões que o fizeram reconsiderar a sua posição.

Sem quaisquer desenvolvimentos, podemos sintetizá-las em alguns pontos:

1) a existência de leis naturais no Universo corrobora uma criação racional;

2) a sintonia do Universo para a vida corrobora uma criação racional;

3) a estrutura racional e matemática do Universo corrobora uma criação racional;

4) a existência de informação semântica codificada nos genomas corrobora uma criação racional.

Com base nestes argumentos, e principalmente no último, Anthony Flew considera agora não apenas que a posição teísta é verdadeira, mas que ela é cientifica e racionalmente irrefutável.

Embora Anthony Flew não se tenha convertido a Jesus Cristo, ele confessa que se há alguma religião digna de consideração séria, é o Cristianismo, com as figuras centrais de Jesus Cristo e do Apóstolo Paulo.

Se Anthony Flew ousasse considerar seriamente a mensagem cristã, iria ver que ela tem muito a dizer sobre astronomia, astrofísica, biologia, genética, geologia, paleontologia, etc., e que em todas essas disciplinas abundam evidências que a corroboram.

Para Anthony Flew a busca ainda não acabou.

É interessante o percurso de Anthony Flew.

Ele chegou a uma conclusão a que muitos outros já haviam chegado antes: a presença de informação codificada no genoma é evidência clara da existência de uma realidade imaterial, espiritual e mental para além da matéria, da energia, do tempo e do espaço.

Anónimo disse...

Bruxaria e religião, qb .

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...